Topázio MG 1190
|
Clique na foto para ampliar |
O cultivar Topázio é oriundo do cruzamento entre 'Mundo Novo' e 'CatuaàAmarelo', realizado por técnicos do Instituto Agronômico de Campinas - IAC, nas décadas de 1960 e 1970. Posteriormente, com a introdução desse material em Minas Gerais pelo Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (EPAMIG-UFLA-UFV), novos retrocruzamentos foram realizados e a seleção intensificada. Atualmente existe a linhagem MG-1190, sendo a seleção mais avançada e liberada para o plantio comercial.
O cultivar Topázio selecionada e lançada em Minas Gerais possui porte baixo como o da 'CatuaÃÂ', com altura por volta de 2,0 metros e diâmetro médio de copa de 1,8m aos sete anos. Tem excelente produtividade e elevado vigor vegetativo, não exibindo depauperamento precoce depois de elevadas produções. A angulação dos ramos produtivos é pouco mais aberta que a do 'CatuaÃÂ', o que permite maior aeração e insolação no interior da planta.
É indicada para as principais regiões cafeeiras do estado, já que vem apresentando uma boa adaptabilidade e estabilidade de produção nos diferentes ambientes, inclusive na cafeicultura irrigada, onde tem-se mostrado bastante produtivo e com menor bienalidade de produção.
Ficha Técnica:
Altura de planta (Porte): Baixo
Formato da copa: CilÃÂndrica
Comprimento do internódio: Curto
Ramificação secundária: Abundante
Cor das folhas jovens (Brotos): Bronze predominantemente
Tamanho da folha: Média
Cor do fruto maduro: Amarelo
Tamanho da semente:Média
Formato da semente: Chato
Ciclo de maturação: Médio e uniforme
Ondulação da borda da folha: Pouco ondulada
Resistência àferrugem: Não resistente
Resistência a nematóide: Não resistente
Produtividade: Boa |